Seg, 20 de julho de 2020, 21:04

UFS realiza testagem em Lagarto e mais 14 municípios
Ação faz parte do EpiSergipe

O Projeto Episergipe, da Universidade Federal de Sergipe, realizou testagem da Covid-19, em Lagarto, na última quarta-feira (15). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde, responsável pela escolha das localidades testadas.

A equipe de docentes, residentes e estudantes, além de realizar a testagem, orienta sobre os cuidados necessários na prevenção da Covid-19. A ação prevê mais duas testagens em Lagarto, em mais de 20 localidades.

O professor Rafael Cavalcante, do Departamento de Farmácia, participou da testagem em Lagarto. "As pessoas foram muito receptivas, explicamos os cuidados necessários. E fizemos de uma forma segura também para a equipe, já que um dos requisitos para os moradores participarem era o uso de máscaras", pontua. A equipe também passa por testagens para evitar contaminações.

O projeto Episergipe é formado por três eixos: monitoração de infectados, impactos socioeconômicos e populações vulneráveis. O subprojeto de monitoração de infectados é coordenado pelo professor Adriano Antunes, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Aracaju.

Além de Lagarto, o Episergipe inclui mais 14 cidades: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Capela, Estância, Itabaianinha, Propriá, Tobias Barreto, Simão Dias, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Canindé e Porto da Folha. Os resultados são repassados às Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pela comunicação aos moradores e pela inserção dos casos positivos nos dados oficiais.
O subprojeto engloba três visitas a cada cidade, intercaladas num período de 15 dias.

Quatro docentes do campus participam da equipe de testagem nos domicílios do interior do estado, em dias alternados: Alan Dantas (Enfermagem), Felipe Matos (Odontologia) Rafael Cavalcante e Rangel Bonfim (ambos de Farmácia). O EpiSergipe também conta com integrantes do campus Aracaju

Atualizado em: Seg, 20 de julho de 2020, 21:07