Qua, 28 de abril de 2021, 19:56

Nota da direção- Prioridades de vacinação no campus Lagarto
Critérios são estabelecidos em virtude da carência de doses disponíveis

A retomada das atividades das Clínicas Escolas ocorrerá de forma segura para docentes, discentes, técnicos e pacientes, respeitando o Protocolo de Biossegurança da instituição e balizado pelos documentos oficiais que inferem sobre esse assunto. Reiteramos que o campus Lagarto mantém continuamente canais oficiais abertos para diálogos, como memorandos, e-mails e telefones de direção geral e direção acadêmico-pedagógico, para ouvir a demanda de toda a comunidade acadêmica. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para reduzir os casos de transmissão de Covid-19, pensando não apenas no nosso campus, mas em toda a rede de saúde de Lagarto. Em posse da responsabilidade institucional, destacamos que o respeito e a manutenção a vida são prioridades da Universidade.

Sobre a vacinação do campus Lagarto, a direção ressalta que, diálogos vêm sendo realizados com a Secretaria de Saúde do município de Lagarto, que sensivelmente vem incluindo a comunidade acadêmica na campanha de vacinação da cidade, mesmo com a limitação do número de doses recebidas pelo município, uma realidade de âmbito nacional. Tendo ciência da carência de doses, a direção do campus, em reunião com o Conselho de Centro, precisou organizar os grupos para o recebimento das primeiras doses para imunização. Como acordado em reunião, o critério adotado para iniciarmos a vacinação foi: os docentes e discentes que estavam presencialmente em atividades práticas do estágio obrigatório na rede de saúde. Houve então consulta à chefia de departamentos e, com contribuição dos centros acadêmicos, foram elencados os atores para iniciarmos a vacinação do campus.

Até o momento, os atendimentos de saúde intramuros seguem suspensos, em atenção às Portarias Nº 241 de 17 de Março de 2020/GR e Nº 559 de 29 de Julho de 2020/GR. Por conta disso, os departamentos que realizam atividades no interior do campus Lagarto, não foram incluídos, nesse primeiro momento, por continuarem em atividade remota, dando atenção aos departamentos em que os discentes e docentes mantiveram ou retomaram as atividades presenciais de atendimento a comunidade pelos estágios obrigatórios, em campos de estágios fora da Universidade. Visto a escassez de doses, no momento, ficamos impossibilitados de recrutar para vacinação os discentes de departamentos que estão em atividade remota. Cabe ressaltar ainda que, nas instalações do Campus Lagarto, excepcionalmente, parte do prédio do Centro de Simulações e Práticas realiza atendimentos de saúde à comunidade. Vale sinalizar que esses atendimentos são gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Logo, essas atividades não sofreram alterações.

A suspensão inclui, até o momento, as atividades que ocorrem nas Clínicas Escolas dos Cursos de Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição, localizadas dentro do campus. Os departamentos que apresentam campos de estágios fora do campus remanejaram os discentes para outro cenário de prática, não ocorreu o mesmo com a Odontologia, uma vez que o curso desenvolve todas as atividades de estágios dentro do campus Lagarto.

A direção do campus Lagarto reitera a importância da Odontologia e sabe que a manutenção de uma boa saúde bucal é fundamental para cada paciente e também para a saúde pública. Reafirmamos que dispomos da lista de discentes de Odontologia a serem vacinados. Esse grupo será convocado para vacinação assim que a primeira etapa se encerrar, ou seja, depois que todos os atores que estão, nesse momento, em atividades práticas presenciais de estágio obrigatório na rede de saúde estejam vacinados.

Considerando que os cuidados de saúde é esteio essencial à manutenção da vida, considerando também a necessidade da chegada de novos profissionais de saúde para atendimento da população, principalmente nesse momento pandêmico, torna-se evidente que não é interessante a interrupção dos serviços de saúde ofertados pela Universidade, principalmente para os discentes em formação, matriculados nos últimos anos de seus cursos de graduação. Não podemos, no entanto, deixar de prezar pela vida dos nossos discentes e seus familiares.

Direção geral

E-mail:campus.lagarto@gmail.com