O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) aprovou na manhã desta sexta-feira, 27, a regulamentação do processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação a partir de 2013. A proposta contempla a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação de desempenho dos candidatos às graduações presenciais, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O vestibular de 2012, que vai ocorrer de 27 a 30 de novembro deste ano, será o último a ser aplicado da forma tradicional.
O Sisu é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições participantes selecionam estudantes pela nota do Enem. Em 2011.1, participam do Sisu 83 instituições de ensino superior. A UFS decidiu não fazer parte desta lista. Isso quer dizer que a Coordenação de Concurso Vestibular da UFS (CCV) continuará responsável pela inscrição local e divulgação do resultado, já que receberá e processará os dados do Enem.
Toda a operação quanto à realização das provas - como confecção, aplicação, distribuição etc. - ficará a cargo do MEC. O candidato, desta forma, tem que fazer duas inscrições: uma no Enem e outra na CCV. A CCV prevê que a inscrição chegue a R$ 15. Este ano o Enem cobrou R$ 35.
Segundo a nova resolução, poderão se inscrever no processo seletivo exclusivamente os candidatos inscritos no último Enem do ano imediatamente anterior ao qual o concurso se refere e que no ato da inscrição tenham ou estejam concluindo o ensino médio. No próximo ano, o MEC vai realizar duas edições da prova: uma no primeiro e outra no segundo semestre. O resultado desta última prova seria o primeiro a ser adotado pela UFS.
Ainda segundo a resolução, o candidato só poderá inscrever-se em apenas uma opção de curso, exceto o candidato ao curso de Música, que deverá, no ato da sua inscrição, definir uma reopção de curso. Esse estudante vai submeter-se a um conjunto de provas teórico-práticas de conhecimentos específicos a serem elaboradas e realizadas pelos professores do Núcleo de Música da UFS. Os dados serão processados pela CCV.
Em seu parecer, o relator do processo, professor Cláudio Macêdo, concluiu que “o Enem se propõe a avaliar habilidades gerais dos alunos com foco na capacidade de leitura, interpretação de texto e na aplicação de conceitos dos estudantes, que com a adoção do Enem a UFS deixa de enfrentar as dificuldades inerentes à logística de elaboração e aplicação das provas, e que a comunidade ganha a facilidade de poder fazer as provas em diferentes locais do país, sou de parecer favorável à aprovação da resolução para regulamentar o processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação da UFS a partir de 2013”.
O exame
Estão abertas até 10 de junho as inscrições para o Enem de 2011, que terá provas nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições são feitas pela internet. No próximo ano haverá duas edições: uma nos dias 28 e 29 de abril e a outra ainda em data a ser definida. Segundo o MEC, é provável que seja realizada em novembro, após as eleições municipais.
O Enem é estruturado em quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas dividem-se por áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, que avaliam História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que avaliam Química, Física e Biologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, que tratam de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; e Matemática e suas Tecnologias, que avaliam componentes curriculares de Matemática.
Vagas remanescentes
Aprovada pelo Conepe em junho de 2009, a resolução que destina as vagas remanescentes – aquelas que sobram do processo seletivo – para o Enem continua a vigorar para o processo seletivo de 2012.
Vestibular 2012
A última edição do vestibular tradicional vai ocorrer de 27 a 30 de novembro. A CCV prevê que o edital seja divulgado em julho.
O vestibular 2011 ofereceu 5.260 vagas em 102 opções de cursos, distribuídos nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. Neste campus houve o primeiro processo seletivo com 300 vagas nos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Medicina deve entrar na seleção para Lagarto em 2012, assim como Odontologia, desde que receba parecer favorável do Conselho Nacional de Saúde. A reunião para apreciar tal proposta não tem data definida. Ambos os cursos tiveram as propostas de abertura aprovadas pelo MEC; veja aqui.
Saiba mais sobre o próximo vestibular em http://www.ccv.ufs.br/ no link ‘PS 2012’.
Cotas
A nova resolução não altera o Programa de Ações Afirmativas, que instituiu a política de cotas ao destinar 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afro-descendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.
Fim do PSS
Em agosto de 2010, o Conepe aprovou o fim gradativo do Processo Seletivo Seriado (PSS). A partir do vestibular de 2011, não houve mais inscrição para candidatos da 1ª série do ensino médio. Na próxima edição do vestibular, que vai acontecer em novembro deste ano, ocorrerá o mesmo com os alunos da 2ª série. A partir de 2013 entra o Enem.
Cursos a distância
A nova resolução não contempla o processo seletivo dos cursos da educação a distância, cuja seleção é separada do vestibular tradicional.
Ascom
comunica@ufs.br
UFS aprova adoção do Enem para a seleção de 2013
Atualizado em: Ter, 31 de maio de 2011, 08:53
Notícias UFS
Fim de ano
Retrospectiva: confira o que foi destaque na Universidade Federal de Sergipe em 2024
UFS reafirma relevância da única universidade pública do estado de Sergipe
Balanço
Retrospectiva: campus Lagarto celebra avanços de 2024
Ano foi de conquistas, consolidações e mudanças
Mérito
Projeto do Codap vence prêmio nacional em congresso de música
A pesquisa premiada explora as composições do músico sergipano Ceciliano Avelino da Cruz na Aracaju do início do século XX
Ação natalina
Progep realiza momento de confraternização com Feirinha de Natal na UFS
Evento conta com venda de artesanatos, comidas típicas e outros produtos elaborados por servidores, terceirizados e membros da comunidade externa
Natal e Ano Novo
UFS estabelece horário especial de funcionamento dos campi durante recesso de fim do ano
Os campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória funcionarão das 7h às 13h como medida de racionalização