Uma equipe de 15 integrantes do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do projeto de extensão Profsaúde Itinerante, levou mais de 100 atendimentos médicos odontológicos e de Enfermagem para o povoado Jenipapo, em Lagarto. Além disso, o grupo também realizou capacitação de primeiros socorros com professores do Centro de Excelência Professor José Cláudio Monteiro, visitas domiciliares e ações de educação em saúde em espaços de lazer da comunidade.

Coordenador do ProfSaúde em Sergipe, o professor Marcus Valerius destaca que a visita foi, além da oferta de serviços para a comunidade, uma oportunidade de unir teoria e prática. “Nossos discentes do mestrado são profissionais com inserção na rede pública de saúde. Então, com essa visita, nós pudemos, em tempo real, observar questões que estudamos na teoria, como os determinantes sociais de saúde. Assim, podemos perceber como fatores como renda, acesso à saneamento básico e situação educacional impactam no acesso à saúde, por exemplo“, explica. Na visita ao povoado Jenipapo, realizada na última sexta-feira, 12, a equipe contou com o apoio de egressos do campus que atuam na localidade.

O Profsaúde é um mestrado profissional coordenado nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com coordenação sergipana localizada no campus de Lagarto da UFS. O projeto de extensão Profsaúde Itinerante é coordenado pelo docente Allan Dantas.
Ana Laura Farias - Ascom UFS
Campus de Lagarto




