O campus Lagarto conta agora com Liga de Infecção Hospitalar, formada por nove alunos do curso de Farmácia. A aula inaugural foi realizada pelo coordenador do curso de Farmácia no campus Lagarto, Rafael Cavalcante. O professor apresentou duas palestras com temáticas relacionadas à infecção hospitalar, resistência das bactérias e tratamento com antibióticos.
A presidente da Liga, Glória dos Anjos, do terceiro ciclo do curso, acredita que a Liga tende a ampliar a experiência dos alunos. “Nós queremos descobrir as causas da infecção hospitalar. Vai ser uma chance de colocar em prática os conhecimentos e saber mais sobre esse assunto”, observa.
A pesquisa mais aprofundada em infecção hospitalar ajuda a descobrir o tratamento mais eficaz para cada paciente. “Estamos trabalhando em parceria com o campus de Lagarto e o Hospital Universitário de Lagarto, onde faremos a pesquisa. A cada bactéria que nós isolarmos, será um dado a mais para saber qual o melhor jeito de ajudar a recuperação de cada um dos pacientes”, avalia.
Rafael ressalva, no entanto, que o sucesso do tratamento depende de uma soma de fatores. “O conhecimento sobre o micro-organismo causador da infecção, incluindo a resistência que ele oferece aos medicamentos está diretamente ligado ao aumento das chances de sucesso no tratamento das infecções hospitalares”, pontua.