A campanha Amamentar é para Todas, realizada numa parceria entre o Departamento de Educação em Saúde do campus Lagarto e os Departamentos de Fonoaudiologia dos campi Lagarto e São Cristóvão concorre à menção honrosa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A iniciativa abrange playlist no YouTube da TV UFS, podcast sobre amamentação na pandemia, cartilha, projeto de extensão, resumo publicado, dissertação de mestrado, monografia de especialização e trabalho de conclusão de curso.
O objetivo da Sociedade é premiar as três melhores iniciativas sobre amamentação realizada por fonoaudiólogos. Para isso, um dos caminhos possíveis é maximizar as visualizações da playlist “Amamentar é para Todas” no YouTube, sobre as dificuldades sobre amamentação na pandemia. Até julho, a playlist contabilizava 1023 visualizações. As atividades foram realizadas durante um semestre, de janeiro a julho de 2022.
As pesquisas realizadas pelo grupo foram respondidas por pessoas cis e trans de diversos estados brasileiros. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram que alguns fatores são importantes para avaliar o desmame precoce (parcial ou total. “É importante, porém, ressaltar que mesmo com a maior parte das respostas tendo vindo de pessoas com renda acima de 3 mil, a situação do desmame parcial permanece, que é quando acontece a chamada ‘confusão de bicos’, com o bebê, em muitos casos, rejeitando o peito e preferindo a mamadeira ”, pontua a professora Carla César, do Departamento de Fonoaudiologia de São Cristóvão. A docente integrou o Departamento de Fonoaudiologia do campus Lagarto até 2020, onde iniciou o interesse sobre amamentação.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto