Qui, 13 de outubro de 2022, 11:41

E-book organizado por docentes do DESL ensina primeiros socorros
Publicação envolveu dez docentes e 15 discentes do Campus de Lagarto
E-book utiliza ilustrações para facilitar entendimento do público sobre as ações necessárias nos primeiros socorros. Imagem: Reprodução

Numa situação de emergência, saber prestar os primeiros socorros pode ser um fator decisivo para evitar a morte ou comprometimento severo de uma pessoa. Os profissionais de saúde adquirem normalmente esse conhecimento no início das graduações, mas como fazer com que essas dicas cheguem a um público mais amplo, que pode ajudar nos primeiros socorros de amigos, colegas de escola, trabalho e familiares? Pensando nisso, as docentes Magna Galvão, Simone Cabral e Simone Kameo, do Departamento de Educação em Saúde, lançaram o e-book “Primeiros Socorros para Todos”.

A professora Magna Galvão explica que, ao contrário dos conteúdos voltados para os alunos de saúde, esse buscou trazer situações mais gerais e aplicáveis para pessoas de fora da área. “Buscamos utilizar uma linguagem acessível, voltada para todos os públicos, que pudesse gerar identificação com cada uma das pessoas. Por isso, utilizamos exemplos de uma família e trabalhamos situações cotidianas”, observa.

A publicação foi realizada pela editora Ampla e envolveu, no campus Lagarto, dez docentes e 15 discentes. Uma delas foi a aluna Hemily Rodrigues, do terceiro ciclo do curso de Medicina. Ela explica que os primeiros socorros eram sua temática favorita no primeiro ciclo (foi monitora no ciclo seguinte). “Essa sempre foi uma paixão minha. Na monitoria, tive a oportunidade de voltar a ter contato com o tema e revisar as coisas que eu já havia estudado. E essa publicação agora reforça isso, pois é também uma forma importante de ajudar as pessoas que mais precisam”, pontua.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto