Sex, 11 de novembro de 2022, 12:26

Encontro Internacional na Semac em Lagarto destaca parceria entre Brasil e Moçambique
Ação envolveu alunos e docentes de Terapia Ocupacional
Trabalhos artesanais expostos. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

O Encontro Internacional de Terapia Ocupacional, edição Brasil-Moçambique, destacou a parceria entre os cursos do campus Lagarto e de Maputo, capital de Moçambique, na manhã desta quarta-feira (9). Os discentes do campus apresentaram os trabalhos artesanais realizados durante a disciplina Habilidades Profissionais, no módulo ministrado pela professora Rita Barcellos, responsável pelo estabelecimento da parceria com os grupos moçambicanos. Docentes e discentes do Instituto de Ciências da Saúde (ISCISA), de Maputo, participaram do encontro de forma remota, dentro da programação da Semac.

A parceria iniciou em 2021, com participação do professor Vicente Tembe , da Universidade Pedagógica de Maputo, em ação da Liga Acadêmica de Saúde Mental, Inclusão e Cidadania da População Quilombola e outras Comunidades Tradicionais (Lasmic). Depois disso, a professora Rita Barcelos realizou a licença capacitação em Maputo e consolidou a parceria também com o ISCISA, da capital moçambicana. “Foi com o diálogo com o professor Vicente que surge a ideia da capacitação em Maputo. Lá, conheci uma terapeuta ocupacional brasileira, a professora Marina Pastore, radicada há 10 anos em Maputo, que leciona no ISCISA. A partir disso, fui convidada para fazer uma vivência também com telas e argila, como fizemos aqui, inspirada na obra da terapêutica ocupacional da Doutora Nise da Silveira”, explica.

Trabalhos são inspirados na obra da psiquiatra Nise da Silveira

Estudante de Terapia Ocupacional do terceiro ciclo Igor Mota considera que o Encontro reflete a dinâmica do campus Lagarto. “É impressionante como aqui uma coisa acaba puxando a outra. Foi graças a uma articulação feita pela nossa professora que nós conseguimos esse diálogo e eu considero isso muito legal”, avalia.

Já o discente Benedito Manoel, do terceiro ano do curso de Terapia Ocupacional em Maputo considera que há muitas semelhanças entre os cursos no Brasil e em Moçambique. “Nós também aprendemos no começo cadeiras fundamentais, voltadas ao funcionamento do organismo e depois vamos às questões éticas e fundamentos da profissão. Muita coisa nos une, pois no Brasil ou em Moçambique, somos todos terapeutas ocupacionais”, analisa. A programação da Semac segue até a sexta-feira (11). É possível acessar a lista completa de atividades no Sigaa, onde também são realizadas as inscrições.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto