Qui, 01 de junho de 2023, 10:03

Semana de Enfermagem debate desenvolvimento profissional e qualidade de vida no Campus de Lagarto
Evento segue até a próxima sexta (2)
Mesa de abertura foi realizada no Cinema da Vivência. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

Dentro dos ambientes de saúde, é fundamental pensar no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes. É importante fazer isso, porém, sem descuidar dos cuidados com quem está na outra ponta: os profissionais de saúde. Para lembrar a necessidade de atenção para esse aspecto, a Semana de Enfermagem, em sua décima edição no campus Lagarto, trouxe a temática “Valorização do trabalho de Enfermagem, desenvolvimento profissional e bem-viver”. O evento segue até a próxima sexta-feira (2).

A iniciativa do Departamento de Enfermagem de Lagarto (DENL) é coordenada pelos docentes Caíque Jordan (chefe do DENL) e Karenine Holanda, com participação dos discentes na organização do evento. “É uma iniciativa que pode ajudar muito na formação dos alunos. Eles reforçam o trabalho em equipe, tão importante na nossa área, e também traz as diversas possibilidades de atuação dos enfermeiros”, observa a docente.

Professor Caíque falou sobre aspectos fundamentais da prática profissional

O professor Caíque Jordan acredita que é um momento importante de sedimentar algumas discussões importantes da área, com temas atuais. “Temos uma tríade importante no nosso trabalho: evidências científicas, autonomia do paciente e bem-viver [qualidade de vida]. Essa prática baseada em evidências, por exemplo, que é o uso consciente e explícito dos recursos disponíveis para os melhores resultados com os pacientes, é um conhecimento adquirido na Academia e que deve estar sempre presente na prática profissional”, pontua.

A mesa de abertura do evento, realizada no dia 31 de maio, contou com o representante do Conselho Regional de Enfermagem, Diego Borges, do Hospital Universitário de Lagarto, Luana Cruz, da Secretaria Municipal de Saúde, Alane Rocha, os docentes coordenadores da X Semana, a discente Iane Santos e a Direção do campus. A manhã de abertura contou também com palestra magna da enfermeira Regina Alves.

A programação da X Semana de Enfermagem segue até a próxima sexta-feira (2), com apresentação de trabalhos e oficinas sobre temas como instrumentação cirúrgica, memória, lesões, parto e problemas renais, dentre outros.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto

Professora Karenine acredita que a organização do evento ajuda no desenvolvimento do trabalho em equipe
Público do evento era composto por discentes de Enfermagem