
Ao longo do ano letivo, os discentes do primeiro ciclo do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) visitaram 27 microrregiões de saúde do município, no eixo Prática de Ensino com a Comunidade (PEC). Divididos em pequenos grupos e, dentre outros resultados, fizeram vídeos em formatos de mini documentário e vlogs, exibidos na última mostra da PEC. Um desses vídeos, em formato ampliado, foi levado na última sexta-feira (28) para o povoado Açuzinho.

A exibição foi realizada durante o aniversário da comunidade, realizada pela Associação de Moradores do Açuzinho. É uma ação que simboliza a integração do campus Lagarto e da UFS com a comunidade, além de uma devolução do trabalho desenvolvido. O coordenador da PEC no Departamento de Educação em Saúde, professor Helmir Rodrigues, ficou satisfeito com o resultado. "Nossa intenção com o documentário foi estimular o resgate da memória e do pertencimento, que são elementos essenciais para qualquer política pública de saúde. E acredito que atingimos, pois os relatos que obtivemos foi da felicidade de poder ter um material para mostrar a história do local e perpetuar isso para as próximas gerações", observa.
A exibição do documentário no Açuzinho reuniu duas turmas de PEC, com a presença dos professores Helmir Rodrigues e Talles Albuquerque e cerca de 30 discentes.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto