Os ambulatórios humanizados dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do campus Lagarto, foram os mais votados no projeto de emendas participativas do senador Alessandro Vieira, com 3.636 votos, com o projeto “Ambulatórios Integrativos em Saúde: Práticas Humanizadas e Interprofissionais no Cuidado à Comunidade de Lagarto-SE”, no edital Educação. O montante de R$ 100 mil vai ser dividida igualmente, com recursos destinados para compra de suprimentos e equipamentos, além da melhoria e diversificação de serviços.
O projeto é coordenado pela docente Raphaela Schiassi, do Departamento de Terapia Ocupacional. As professoras Kalline Freitas e Patrícia Tofani são responsáveis pela inserção da Enfermagem e da Fisioterapia no projeto, respectivamente.
Segundo a docente Carla Kalline Freitas, o prazo estimado para o começo da utilização dos recursos está entre o fim de 2025 e o começo de 2026. “Muitos desses votos foram de nossos pacientes, vamos ter agora a possibilidade de melhorar os nossos atendimentos. E esse sempre foi o objetivo, pensar em como poderíamos atender melhor e beneficiar a sociedade”, avalia.

Os ambulatórios do campus Lagarto contemplados no projeto são: Práticas Integrativas e Complementares (Enfermagem), Neurocognição e Reabilitação (Fisioterapia), Psicossocial (Terapia Ocupacional) e Terapia Ocupacional em Saúde Mental.
Mais quatro iniciativas da UFS foram contempladas: “Tecnologia Digital para Reabilitação de Pacientes Desdentados em Vulnerabilidade Social: Um Projeto de Impacto Social e Acadêmico”; “Ações Pedagógicas e Conscientização de Sujeitos Ecológicos em Escolas Públicas de Nossa Senhora do Socorro (SE)”; “A Escola, o Manguezal e o Remo (EMARE): Metodologias Ativas e o Esporte Aquático em Escolas por Onde o Rio Poxim Atravessa”; e “Proteção Normativa para o Monitoramento de Parâmetros Físicos, Químicos e Biológicos para Determinar a Qualidade da Água do Açude da Marcela Localizado na Cidade de Itabaiana-SE”.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto