Sex, 13 de fevereiro de 2026, 12:12

XIII Mostra da PEC inova com rodas de conversa e reforça elo entre universidade e comunidade
Estudantes realizam visitas a comunidades de Lagarto acompanhados por professores, em parceria com agentes comunitários de saúde
Evento reuniu discentes calouros de todos os cursos (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Evento reuniu discentes calouros de todos os cursos (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

O diálogo como chave do entendimento entre a Universidade e a sociedade. Este é o objetivo da Prática de Ensino na Comunidade (PEC), eixo das metodologias ativas do campus de Lagarto, que chegou à sua 13ª edição na manhã da última segunda-feira (9). Esta edição trouxe um formato inédito, com a instalação de rodas de conversa para compartilhamento de experiências entre turmas diferentes. A mostra audiovisual, presente nos anos anteriores, foi mantida.

Na Prática de Ensino na Comunidade, os discentes são divididos em pequenos grupos e levados aos territórios pelos professores, em parceria com agentes comunitários de saúde de cada região. As visitas acontecem ao longo do ano letivo e incluem domicílios, unidades de saúde e espaços de lazer e socialização em localidades de Lagarto, com prevalência de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.


O vice-diretor do campus Lagarto, professor Luis Felipe Souza, destaca a importância da Prática de Ensino à Comunidade. “A história da Mostra da PEC está totalmente atrelada à história do campus. A PEC é o primeiro contato dos nossos alunos com a comunidade, é o início da trajetória de uma formação humanizada”, comenta.


Estudante Valterson Sousa passou a entender mais o funcionamento do SUS  (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Estudante Valterson Sousa passou a entender mais o funcionamento do SUS (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

Essa mudança no olhar para a saúde e para as pessoas fez diferença no início da vida acadêmica do discente Valterson Sousa, do curso de Nutrição. “A gente conseguiu entender com mais profundidade a vida dessas pessoas, o trabalho em equipe e também o Sistema Único de Saúde. Eu agora defendo muito o SUS, entendo bem mais o funcionamento do que antes de entrar na universidade”, observa.


Professor Helmir Rodrigues é coordenador da PEC no DESL (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Professor Helmir Rodrigues é coordenador da PEC no DESL (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

O coordenador da PEC, professor Helmir Rodrigues, destaca as particularidades da atividade . “Nós não chegamos com questionários prontos e também não começamos perguntando a alguém sobre doenças, por exemplo. É estabelecido um diálogo sobre a vida das pessoas e o acesso à saúde. Dentro disso, eventuais doenças, sintomas e preocupações são revelados, com o tempo adequado e quando a pessoa se sentir à vontade”, explica.


A discente Emily Santana, do curso de Odontologia, sabe bem a importância desse diálogo constante. “Algumas pessoas do local estavam mais fechadas no início, mas ao longo do tempo, foram compartilhando mais suas vivências. No final, estávamos tão acolhidos que finalizamos a atividade com um almoço oferecido por um morador, que é também uma liderança da comunidade. E essa abertura com as pessoas veio aos poucos, após cada visita e cada conversa”, analisa.


Estudante Emily Santana destacou o acolhimento recebido (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Estudante Emily Santana destacou o acolhimento recebido (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

Essa visão integral de saúde passa também pela abordagem, estabelecimento do diálogo e respeito com cada uma dessas comunidades, respeitando, inclusive, a autonomia dos moradores. A chefe do Departamento de Educação em Saúde, professora Rosiane Dantas, acredita que as metodologias ativas contribuem para esse resultado. “O fato de os discentes terem esse protagonismo dentro da Universidade é justamente o que favorece que eles consigam entender a importância disso e estimular o protagonismo da comunidade. E tudo isso pensando também no uso adequado da linguagem para o diálogo, o que é essencial para profissionais de saúde “, observa.


Professora Rosiane Dantas é chefe do DESL (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Professora Rosiane Dantas é chefe do DESL (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

A mostra da PEC contou também com apresentações e culturais e testagem de ISTs, realizada pela Secretaria da Saúde em parceria promovida pela Bilag e Cimufs.


Ação de testagem de ISTs  (Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto)
Ação de testagem de ISTs (Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto)

O Departamento de Educação em Saúde é responsável pelo primeiro ano letivo, no qual estudantes dos oito cursos do campus assistem aula juntos. Neste primeiro ciclo, além da PEC, os discentes passam por mais dois eixos: tutorial e habilidades.


Território Feliz e Lavadeiras juntos no campus Lagarto (Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto)
Território Feliz e Lavadeiras juntos no campus Lagarto (Foto: Clayton Fontes/Campus Lagarto)

Além do Departamento de Educação em Saúde, o campus Lagarto é formado por oito cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Atualizado em: Sex, 13 de fevereiro de 2026, 13:10
Notícias UFS