Sex, 31 de março de 2023, 12:35

Abertura da Gincana reúne comunidade universitária em atividades esportivas e culturais
Evento ocorre de 27 a 31 de março e integra estudantes de oito cursos de graduação

Nesta segunda-feira, 27 de março, foi dada a largada da primeira Gincana do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (GincampLag 2023-UFS). Serão cinco dias de muitas atividades e diversão. Os estudantes de oito cursos de graduação estão participando de provas socioculturais, jogos e atividades de relaxamento. Os vencedores serão premiados com dinheiro obtido por meio de patrocinadores e todos os participantes serão contemplados com certificados.

A proposta do evento, que começou a ser organizado desde outubro de 2022, com a colaboração de todo o corpo de servidores da instituição, é promover o bem-estar físico e emocional dos estudantes, por meio de atividades lúdicas e recreativas, conforme explicou o diretor do campus, Makson Oliveira.

Diretor do campus, Makson Olivera, e diretor pedagógico, André Barreto, fizeram a abertura do evento. (foto: Schirlene Reis/Ascom)

“Quando retomamos para as atividades presenciais tivemos uma demanda muito maior pra o serviço de psicologia. A gente sabe que a ‘cobrança’ em relação ao aluno é muito grande, então pra conseguirmos tirá-lo um pouco desse lugar de cobrança dentro da instituição, pensamos dentro da nossa pasta de saúde mental, criarmos alguma atividade que tivesse esse cunho de cuidar da saúde mental do estudante, indo além do que fazemos por meio de palestras, folhetos, atendimento psicológico e de assistência social”, explicou Makson Oliveira.

Alunos se vestiram de mascotes da gincana. (foto: Schirlene Reis/Ascom)

Empolgada com a gincana, Rayra Souza, estudante de Fisioterapia, comentou sobre os impactos positivos proporcionados pela iniciativa. “É perfeito! Está sendo uma oportunidade dos estudantes de todos os ciclos do curso se conhecerem e cada aluno traz uma experiência diferente, uma opinião nova e tudo dá certo no final. A expectativa tá positiva, já ganhamos!”, prevê confiante.

A jovem, escolhida como mascote, vestiu-se de assum, o pássaro preto citado na canção de Luiz Gonzaga. A ideia da sua equipe com a escolha do animal foi provocar uma reflexão quanto à conscientização ecológica. “Por estar aqui em Sergipe, Nordeste, optamos por trazer este pássaro noturno que, na canção de Gonzaga, têm os seus olhos furados pelos caçadores para que sempre cante. Uma história muito triste, mas que a gente quis trazer justamente por ser um pássaro que está em extinção”, explicou.

Além da mesa de abertura, o primeiro dia de programação contou com provas socioculturais, apresentações culturais e palco livre. (foto: Schirlene Reis/Ascom)

Programação de abertura

Além da apresentação dos mascotes, o primeiro dia de programação contou com provas socioculturais, apresentações culturais e palco livre para uma mostra de talentos. As atividades ocorrem na Vivência, na Biblioteca, no prédio Departamental e no Ginásio Rosendo Ribeiro Filho (Ribeirão).

Prestigiaram o início da GincampLag 2023 e compuseram a mesa de abertura do evento: o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o pró-reitor de graduação Dilton Maynard, a pró-reitora de extensão Sueli Pereira, o pró-reitor de assuntos estudantis, Marcelo Mendes, o diretor do campus Lagarto Makson Oliveira, o diretor acadêmico pedagógico André Barreto, Simone Otília (representando os docentes de Lagarto), Landisvalth dos Santos (representante dos técnicos administrativos da unidade) e Thales William Santana (representando os discentes do campus).

Rosalvo Ferreira é vice-reitor da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom)

Em sua fala, o vice-reitor Rosalvo Ferreira elogiou a iniciativa da realização da Gincana. “Houve a percepção da necessidade de que os alunos relaxassem, pudessem sentir um pouco mais de um ambiente lúdico, de aproximação com os colegas, de tratar questões competitivas, mas não no aspecto de disputa, mas pra relaxar e permitir que os alunos tenham um ambiente saudável, em que o aprendizado possa fluir com naturalidade”, analisou o gestor.

“Esse é um momento muito relevante, de muita alegria, de dar uma "quebrada" no dia a dia, da rotina do estudante, de aula, de prova. Todos precisam de um momento assim de descontração e leveza”, comentou a pró-reitora de extensão, Sueli Pereira.

Campus de Lagarto

O Campus de Lagarto é composto pelos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. Para a realização da GincampLag, foi adicionada uma semana ao ano letivo, dedicada exclusivamente aos jogos. O evento passou a partir deste ano a integrar o calendário fixo do campus Lagarto e terá uma nova edição a cada ano.

Confira aqui a programação da Gincana e neste link é possível saber mais informações sobre o campus de Lagarto.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 31 de março de 2023, 12:43