Sáb, 24 de outubro de 2015, 22:14

Espaço Docente
Espaço Docente


A Divisão Pedagógica (DIPE) do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho pensou neste espaço para disponibilizar a comunidade acadêmica, em particular, os docentes, algumas referências sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem adotadas no campus. Ainda, pretende apresentar o Programa de Formação Docente que tem sido desenvolvido pela DIPE em conjunto com a Comissão de Formação Docente, e que tem oportunizado, quer seja na forma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou presencial, a discussão permanente das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. A seguir, organizados por temas e subtemas, é possível acessar algumas sugestões de artigos, livros e links e, logo em seguida, o projeto do Programa de Formação Docente. Sejam todos bem-vindos!



1. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA):


Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem


Implantação de um curso de Fisioterapia baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem


Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde debates atuais


2. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP:


2.1. A metodologia da ABP:


ABP numa tessitura interdisciplinar


Metodologia da ABP


Sinais da Erosão - ABP Maastricht


2.2. Espaço de aprendizagem: TUTORIAL


O professor-tutor no processo formativo médico


Reflexões sobre o processo tutorial na ABP


2.2.1. A construção de situações-problema:


Escrever bons problemas


Situações-problemas simuladas


Uma ferramenta para gerenciamento dos problema


3. Espaço de aprendizagem: HABILIDADES E ATITUDES EM SAÚDE


O Ensino de habilidades e atitudes - um relato de experiências


O Laboratório de habilidades na formação médica


4. Currículo e competências:


A Educação de enfermagem


Competências em educação


Currículo baseado em competências


Currículo e Educação


Currículo Integrado


Desenvolvimento curricular


Interdisciplinaridade


Organização Curricular


Uma nova escola médica


5. Problematização:


A problematização e a ABP - diferentes termos ou diferentes caminhos


Ensino por descoberta problematização e PBL


Problematização - Avaliação formativa no processo ensino-aprendizagem


6. Outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem:


Aprendizagem baseada em equipes – TBL - da teoria à prática


POGIL 01 - Atividade Introdutória


POGIL - Instructor’s Guide to Process-Oriented Guided-Inquiry Learning


7. Avaliação do processo ensino-aprendizagem:


Avaliação do estudante - aspectos gerais


Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde


Avaliação formativa em sessão tutorial Concepções e dificuldades


Desafios na Formação Medica contribuição da avaliação



8. Programa de Formação Docente:


Programa de Formação Docente


Programa de Formação Docente - 2ª Etapa



9. Fórum de Formação Docente


Fôlder da 4ª edição do Fórum



Sugestões de livros:


ARAÚJO, Ulisses F; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. 236 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);


BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Orgs.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Editora Senac, 2004.


RIBEIRO, Luis Roberto de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL):: uma experiência no ensino superior. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2008. 151 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);


TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo, SP: Phorte, 2010. 239 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);














.



Atualizado em: Sex, 18 de março de 2016, 13:50
Notícias UFS