Qui, 19 de dezembro de 2024, 13:40

Retrospectiva: campus Lagarto celebra avanços de 2024
Ano foi de conquistas, consolidações e mudanças
Campus Lagarto celebra conquistas de 2024. Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Campus Lagarto celebra conquistas de 2024. Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

O campus Lagarto celebrou um 2024 de conquistas, consolidações e mudanças. Na pós-graduação, duas novidades foram significativas para a área da pesquisa: a aprovação do primeiro doutorado do campus, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) e o início das atividades do PROFSAÚDE em Sergipe, mestrado profissional coordenado nacionalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda na pesquisa, o campus comemorou a presença de três docentes na lista dos mais influentes do mundo.

O diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, faz um balanço positivo do ano de 2024 e acredita num cenário favorável também para 2025. “O ano de 2024 foi muito promissor para o campus Lagarto, com novos servidores, equipamentos e atividades. Agora, no final do ano, tivemos anúncio de novas emendas parlamentares para o próximo ano. Temos também projetos de melhoria em curso que vão impactar não somente agora, mas também nos anos seguintes”, avalia.

O campus Lagarto também deu início a mudanças na infraestrutura, com assinatura da ordem de serviço de novo pórtico e adequações na Vivência. Em relação aos equipamentos voltados para o ensino, foram adquiridos 33 modelos anatômicos novos e nove simuladores.


II IMV simulou acidente automobilístico. Foto: Clayton Fontes/ Campus Lagarto
II IMV simulou acidente automobilístico. Foto: Clayton Fontes/ Campus Lagarto

O campus reforçou também o diálogo com outras instituições, através de projetos e eventos. Foi o caso de palestra de pesquisadora da Fiocruz Bahia sobre o uso de inteligência artificial na busca de fármacos contra o câncer e de evento com pesquisadores internacionais da Universidade McGill, do Canadá e Stop TB da Suíça sobre tuberculose, realizado no Hospital Universitário de Aracaju, promovido por docente do Departamento de Medicina, PPGCAS e PPGCS. Também na capital, o campus esteve presente, por meio do Departamento de Terapia Ocupacional, no Museu da Gente Sergipana com mediação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também houve reforço na integração com outros campi, em momentos como o treinamento dos novos bibliotecários do campus Sertão.

O ano de 2024 também foi marcado por grandes eventos no campus, como a 2ª edição da Gincana, a Semac, o II Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) e encontros mais direcionados, a exemplo do grupo de apoio no Setembro Amarelo, promovido pelo Serviço de Psicologia, da Divisão de Assistência Estudantil e o Julho das Pretas, promovida pela Bilag. O campus também comemorou a participação de projetos em grandes eventos, como a participação de docente do Departamento de Educação em Saúde na Semana Nacional de Ciência & Tecnologia.

Ana Laura Farias
Campus Lagarto


Atualizado em: Qui, 19 de dezembro de 2024, 14:15
Notícias UFS